LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Eventos Eventos regulares ABCM

Eventos regulares ABCM

  • COBEF – Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

    Realizado pela primeira vez em 2001, este congresso estabelece-se como um fórum de debates da engenharia de fabricação. Na primeira versão contou com a apresentação de 140 trabalhos técnico-científicos.

  • COBEM – International Congress of Mechanical Engineering

    Este é o principal evento científico em engenharia mecânica na América Latina, cobrindo todas as áreas de atuação da engenharia e ciências mecânicas. Conta atualmente com a participação média de 1000 pessoas  aproximadamente 800 trabalhos publicados nos Anais. O COBEM realiza-se a cada dois anos, desde 1971.

  • CONEM – Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

    Ocorre desde 1990, tendo sido denominado inicialmente de Congresso de Engenharia Mecânica do Norte-Nordeste (CEM-NNE). Passou a ser um evento regular da ABCM em 1992 e em 2000 assumiu a denominação de CONEM. Conta com a participação média de 600 pessoas e 500 trabalhos publicados nos Anais. Realiza-se a cada 2 anos.

  • CREEM – Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica

    Tem patrocínio da ABCM desde 1998. Conta com a participação média de 400 estudantes e 250 trabalhos publicados em Anais. Realiza-se anualmente desde 1994.

  • DINAME – International Symposium on Dynamic Problems of Mechanics

    Evento internacional dedicado às áreas de dinâmica, identificação e controle de sistemas mecânicos, incluindo a área de acústica e vibrações. Conta com a participação média de 120 pessoas e 100 trabalhos publicados nos Anais. Realiza-se nos anos ímpares desde 1989, tendo sua primeira versão ocorrido em 1986.

  • EdC - Escola de Combustão

    As Escolas visam a formação de recursos humanos, a disseminação de conhecimentos avançados sobre teorias e técnicas, o estreitamento da interação entre a indústria e as instituições de pesquisa, o desenvolvimento e inovação na solução de problemas envolvendo combustão, bem como a aproximação entre profissionais do Brasil e do exterior. A primeira Escola de Combustão ocorreu em Florianópolis (SC), de 25 a 29 de junho de 2007, sob a coordenação de Amir Antonio Martins de Oliveira Junior, da UFSC, com 120 alunos e 19 instrutores (10 brasileiros, 5 europeus e 4 norte-americanos), abordando os temas Combustão e Biomassa Energética.

  • ENCIT – Congresso Brasileiro de Ciências Térmicas e Engenharia

    Desde 1986, sob os auspícios da Sociedade Brasileira de Ciências Mecânicas e Engenharia (ABCM), a ENCIT tem como objetivo principal reunir professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e pesquisadores de toda a indústria para compartilhar os últimos desenvolvimentos no campo da ciências térmicas e engenharia, melhorando a interação em nossa comunidade.

  • ENEBI – Encontro Nacional de Engenharia BioMecânica

    O Encontro Nacional de Engenharia BioMecânica é uma iniciativa do Comitê de Bioengenharia da ABCM para promover a integração e a troca de experiências entre os grupos que atuam nesta área no Brasil. Seu objetivo principal é que os grupos geograficamente dispersos pelo país conheçam-se mutuamente e estabeleçam cooperações de trabalho conjunto. Realiza-se nos anos ímpares, sendo o primeiro realizado em maio de 2007 na cidade de Itaipava, Rio de Janeiro.

  • EPTT – Escola de Primavera de Transição e Turbulência

    Realizada pela primeira vez em 1998, esta escola tem por objetivo congregar os profissionais e estudantes da área para apresentação, não somente de seus trabalhos recentes, mas também de palestras de especialistas nacionais e internacionais sobre assuntos fundamentais em transição e turbulência.

  • EVR- Encontro de Verão de Refrigeração

    Este evento é realizado desde 2012, quando ocorreu sua primeira edição sob coordenação do Prof. Carlos Antonio Cabral dos Santos na UFPB, no Campus de João Pessoa. A Escola é destinada a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais da indústria atuando em refrigeração, ventilação, condicionamento de ar e aquecimento. Ela tem como objetivo ser um fórum de aprendizado, divulgação e discussão sobre novas tecnologias na área.

  • ICONNE – International Conference on Nonlinear Dynamics, Chaos and Control

    Tem patrocínio da ABCM desde 1993, contando em média com 90 trabalhos publicados em Anais.

  • EBECEM – Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás/JEM – Jornada de Escoamentos Multifásicos

    Encontro Brasileiro sobre Ebulição, Condensação e Escoamento Multifásico Líquido-Gás é um fórum de discussão sobre os resultados e tendências das pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, nas áreas de ebulição, condensação e escoamento multifásico com presença de líquido e gás. Realiza-se nos anos pares, sendo o primeiro realizado em abril de 2008 na cidade de Florianópolis. Hoje em dia, temos a Jornada de Escoamentos Multifásicos (JEM).

  • MECSOL - Simpósio Internacional de Mecânica dos Sólidos

    MecSol é uma conferência oficial bianual da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM) dedicada à comunidade de Mecânicos Sólidos. Foi concebido como um fórum para reunir pesquisadores de alto nível do Brasil e do exterior para discutir o trabalho em andamento, trocar experiências e promover a cooperação interinstitucional. Desenvolvimentos inovadores em mecânica de sólidos abrangendo abordagens numéricas, experimentais ou numérico-experimentais estão no escopo do evento.