LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 31/2026

    Concursos e Processos Seletivos

     

    Concurso Público para Professor Doutor - Área de Energia, Térmica e Fluidos de Petróleo

     

    Fonte: Prof. Guilherme Crivelli Fraga (UNICAMP)

     

    A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realiza Concurso Público de Provas e Títulos para provimento 01 (um) cargo de Professor Doutor, na área de Energia, Térmica e Fluidos de Petróleo, do Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica.

     

    O Concurso contempla as disciplinas EM884 - Sistemas Fluidotérmicos II, EM972 - Oferta de Demanda de energia e PE104 - Sistemas de Suprimento Energético.

     

    Inscrições: de 14/09/2026, às 12:00 até 13/10/2026, às 12:00.

     

    Mais informações: https://inscricoes.unicamp.br/concurso/121

     


    Bolsas de Mestrado e Doutorado - Laboratório de Engenharia e Fluidos (LEF/PUC - Rio)

     

    Fonte: Profa. Angela O. Nieckele (PUC - Rio)

     

     

    O Laboratório de Engenharia de Fluidos (LEF) da PUC-Rio oferece oportunidades de bolsas de Mestrado e Doutorado para pesquisa sobre modelagem numérica em Engenharia de Fluidos, com atuação em desafios de engenharia envolvendo mecânica dos fluidos, simulação numérica e CFD.

     

    Valores das bolsas: Mestrado: R$ 2.996/mês; Doutorado: R$ 4.158/mês.

     

    Projetos de pesquisa: deposição de parafina em escoamentos; transientes rápidos em escoamentos multifásicos na presença de CO₂ e impurezas.

     

    Atividades: desenvolvimento e implementação de modelos numéricos; simulações computacionais em CFD; geração, verificação e refinamento de malhas; análise e interpretação de resultados; desenvolvimento de estratégias de solução; documentação e apresentação de resultados.

     

    Perfil procurado: graduados em Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Aeroespacial ou áreas correlatas, com interesse em Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Massa, Termodinâmica e CFD.

     

    Diferenciais: experiência com ANSYS Fluent, OpenFOAM, Python ou MATLAB, geração de malhas, automação de rotinas ou pesquisa aplicada.

     

    Contato: Angela Nieckele e Ivan Ibanez — nieckele@puc-rio.br; iibanez@puc-rio.br

     

     

     

     

     

     

    Nota editorial: As informações divulgadas neste informativo são encaminhadas por associados, instituições parceiras ou terceiros interessados. A ABCM compartilha essas informações como serviço à comunidade, sem que isso represente, necessariamente, manifestação institucional sobre o conteúdo divulgado.