LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 11/2024

    INFORMATIVO ABCM Nº 11/2024

    Semana 15 a 21 de Março de 2024





     

    É com muita alegria e satisfação que anunciamos a I Escola em Dinâmica - EDin 2024, promovida pela Associação Brasileira em Engenharia e Ciências Mecânicas - ABCM, e organizada pelo Comitê de Dinâmica em parceria com os comitês de Fenômenos Não-Lineares e Caóticos, e Comitê de Incertezas e Modelagem Estocástica. A Universidade de Brasília tem a honra de sediar esta importante iniciativa de aprendizado e troca de conhecimentos.

     

    A Escola em Dinâmica visa oferecer uma experiência educacional especializada, promovendo a integração entre alunos, pesquisadores e engenheiros na área da dinâmica. Nosso intuito é ampliar o número de profissionais qualificados, assim como consolidar os conceitos fundamentais que sustentam a formação nesta área específica da engenharia mecânica.

     

    O EDin 2024 ocorrerá de 22 a 26 de julho de 2024, na Universidade de Brasília, DF.

     

    Para mais informações acesse o site.

     

    Fiquem ligados no instagram do evento: @edin2024.abcm

     

     

    Esperamos vocês!

     

    Aline Souza de Paula


    Adriano Todorovic Fabro

     

    Presidentes da Comissão Organizadora da EDin 2024


     






    EPTT 2024 – XIV Escola de Primavera de Transição e Turbulência

    23 A 27 DE SETEMBRO DE 2024

    São João da Boa Vista – SP




    Lembramos que as chamadas para submissão de trabalhos para a EPTT 2024 estão abertas até o dia 6 de Maio!



    Clique aqui para mais informações.

     

    Eventos



    VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024

    Fonte: Apoio ABCM







     

    O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas (SP) Campinas (SP), março 2024 – A sétima edição do Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) tem data definida, prometendo um evento repleto de inovação e de conteúdos técnicos. Esta edição será realizada no renomado Centro de Convenções da Unicamp, marcando uma mudança significativa para melhor acomodar o aumento de participantes e dos trabalhos propostos.


    O Comitê Organizador, formado pelas principais instituições de pesquisa sobre transporte ferroviário no país (UFES, USP, IFSP, UNICAMP, UFJF, IME e UNISANTA), destaca seu entusiasmo com o contínuo crescimento do evento. O aumento no número de trabalhos e congressistas é um reconhecimento do esforço contínuo para manter o SEF como referência técnica, divulgando pesquisas científicas e promovendo o compartilhamento de conhecimentos.


    O VII SEF será estruturado em quatro áreas temáticas: interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com o apoio de empresas de renome, como Vale e Amsted Rail. Destaque para os palestrantes internacionais confirmados, diretor global de Soluções Ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, e o pesquisador da Central Queensland University, Dr. Qing Wu, que palestrou na quinta edição do SEF.


    A programação do evento contará também com a participação da SUFER-ANTT, contribuindo com a mesa-redonda sobre "Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária, debatendo com profissionais renomados das ferrovias nacionais.


    Profissionais e estudantes interessados em contribuir para o avanço da engenharia ferroviária podem se inscrever para o VII SEF. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, nas categorias profissional ou estudante.


    Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão destacados nos anais online do SEF, com ISBN, e cada artigo terá o seu próprio DOI (Digital Object Identifier), um importante identificador digital de produção bibliográfica.


    O Simpósio de Engenharia Ferroviária é uma iniciativa de pesquisadores brasileiros com apoio de operadoras e fabricantes do setor ferroviário, que tem como objetivo disseminar os avanços obtidos em projetos de cooperação técnico-científica. Os programas de cooperação Cátedras, apoiados pela VALE, foram precursores do Simpósio, que se expandiu ao longo dos anos, passando a apresentar o estado da arte das pesquisas ligadas ao tema, com a participação de pesquisadores internacionais da maior relevância. O foco do Simpósio é na conexão entre empresas e instituições de pesquisa e na apresentação de inovações ligadas ao transporte ferroviário de cargas em quatro áreas principais Roda-trilho, Veículos, Via Permanente e Logística.


     



     

    INRIA-Brasil Workshop on Artificial Intelligence and Applications

    Fonte: LNCC







     

    O programa estratégico Inria-Brasil, é uma parceria do INRIA com o LNCC e as principais universidades brasileiras com o objetivo de realizar pesquisas de alta qualidade em HPC, Inteligência Artificial, Computação Científica e Ciência de Dados.

     

    Neste contexto, o Inria e o LNCC organizam workshops temáticos (em modalidade híbrida) com o objetivo de reunir equipes do INRIA e brasileiras que trabalham em temas correlatos com o objetivo de promover novas colaborações. O primeiro workshop foi realizado no dia 19 de dezembro de 2023 em parceria com a PUC-Rio no tema “Ciências Digitais e Energia”.


    Temos o prazer de anunciar que o INRIA e o LNCC organizarão o segundo Workshop Temático sobre o tema “Inteligência Artificial e Aplicações” no dia 11 de abril no LNCC. As sessões científicas em IA serão complementadas pela apresentação de algumas experiências em IA na França e no Brasil, e por um painel sobre Programas de Cooperação França-Brasil em IA com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e agências de fomento brasileiras.


     

    Confira a programação.
     

     

    Comissão organizadora:

     

    Patrick Valduriez (INRIA)


    Frederic Valentin (LNCC)


    Antonio Tadeu Gomes (LNCC)


    Fabio Porto (LNCC)


     


     

    Inter. Colloquium Carnot Lille 1824-2024 & Springer Carnot Collection BooK

    Fonte: Prof. Agamenon Oliveira (UFRJ)




    1) Deadline Participating Carnot Lille 2024 International Colloquium Carnot | Celebration of 200 years since Sadi Carnot's Réflexions sur la puissance motrice du Feu, 1824–2024 & Les Carnots | University of Lille, France | 11-13 Sept. 2024 | In presence
     


    Click here to access the official website.

     

     

    2) Participating Springer Carnot Collection Book CfP [History of Physics Springer Collection Book series] Title Book: A History of Thermodynamics: Homage to Sadi Carnot's. Réflexions sur la Puissance motrice du feu 1824–2024. Selected Essays as New Historical Insights into the Physics-Mathematics Relationship. Springer.


    Expected Publication: 2025


     

     

    Click here for more information.


     

    Concursos e Processos Seletivos

     

    Oportunidade de pós-doc Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

    Fonte: Prof. Alfredo Gay Neto (USP)

     

     

    Clique aqui para mais informações.

     




    Edital de Vaga para Pós-Doutorado (PPGEO/FURG)

    Fonte: Prof. Elizaldo dos Santos (FURG)

     

     

    O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) torna público o processo seletivo para bolsista de Pós-Doutorado vinculado ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG/CAPES).

     

    A Edital visa preencher 01 (uma) quota de bolsa de pós-doutorado da CAPES concedida ao PPGEO/FURG. O valor mensal da bolsa é de R$ 4.100,00, pagos diretamente pela CAPES ao bolsista. A bolsa tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, improrrogáveis.


    Período de inscrição: 14/03/2024 - 08/04/2024

     

     

    Clique aqui para mais informações.