LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 43/2022

    INFORMATIVO ABCM Nº 43/2022

    Semana de 04 a 10 de Novembro de 2022

     

    Eventos

     

    ASCE-ASME Journal of Risk and Uncertainty in Engineering Systems, Part B: Mechanical Engineering

    Source: Prof. Americo Cunha (UERJ)

     

    Call for papers: SI on Digital Twins: A New Frontier in Critical Infrastructure Protection and Resilience

     

    Click here for more information. 

     


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    A 1a. Escola de Engenharia de Projeto (EEP 2022) tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais e estudantes, que atuam ou têm interesse em atuar em linhas de pesquisa e projetos interdisciplinares envolvendo o conceito de "Design for", como por exemplo: Confiabilidade, Manufatura Aditiva, Customização. 

     

    Na Escola serão tratados temas ainda pouco explorados sobre a relação Propriedade Intelectual e Open Design e minicursos envolvendo técnicas de projeto para solução de problemas (TRIZ e Roadmapping), além de palestras sobre temas recentes de pesquisa como BAAM (Big Area Additive Manufacturing) e a idealização e implementação de Escolas de Projeto em empresas automotivas e a adaptação de Sistemas CAE para o contexto da indústria 4.0.

     

     

    Clique aqui para mais informações. 

     

    Concursos

     

    Processo Seletivo de Discentes PPG de Ciência dos Materiais do IME

    Fonte: IME

     

     

    Estarão abertas as inscrições, de 31 de outubro a 18 de novembro de 2022, para o processo seletivo para vagas do 1º semestre letivo de 2023 dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) e demais Programas de Pós-Graduação (PPG's) do Instituto Militar de Engenharia (IME).

     

    Público-alvo: Civis (brasileiros e estrangeiros) e militares da reserva com formação em nível superior.

     

    Clique aqui para mais informações.

     

    Clique aqui para mais detalhes do processo para o PPGCM/IME.

     


     

    Processo Seletivo para o  Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da EESC/USP

    Fonte: Prof. Adriano Siqueira (EESC/USP)

     

     

    Entre os dias 10 de outubro e 11 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP está com inscrições abertas para os cursos de mestrado, doutorado e doutorado direto, com início previsto para o primeiro semestre de 2023.

     

    O PPGEM-EESC/USP é um dos melhores programas de pós-graduação na área de Engenhraria Mecânica do país, tendo recebido Nota 7 na Avaliação CAPES - Quadriênio 2017-2020 (resultado preliminar).

     

    Os interessados poderão escolher entre as seguintes áreas de concentração:

     

    • Aeronáutica;

    • Dinâmica e Mecatrônica;

    • Projeto, Materiais e Manufatura;

    • Termociências e Mecânica dos Fluidos.

     

    Os candidatos deverão realizar um exame escrito no dia 27 de novembro, que envolverá conhecimentos pertinentes a disciplinas comuns aos cursos de Engenharia Mecânica e correlatos.

     

    Além da prova escrita, o processo seletivo consistirá de análise curricular na qual serão levadas em consideração a adequação do perfil do candidato aos estudos vinculados ao Programa.

     

     

    Clique aqui para mais informações.

     

    Clique aqui para saber mais sobre o Programa. 

     

     

    Outros

     

    Professores da Poli-USP e da Unesp publicam livro sobre Transferência de Calor para engenharia

    Fonte: Poli-USP

     

     

    Obra foi escrita pelos professores José Roberto Simões Moreira, da Poli, e pelo professor Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar, da Unesp, para servir como material de auxílio aos cursos de engenharia.

     

    O livro foi concebido com o propósito de servir como obra de referência e de apoio aos cursos de transferência de calor das diversas modalidades da engenharia. Todos os tópicos da disciplina são cobertos de forma didática, sendo ilustrados com problemas resolvidos para a fixação do assunto, e ao final de cada capítulo é apresentada uma lista de problemas propostos para servir de apoio ao docente para trabalhos extra aula. O trabalho é fruto de uma experiência de mais de 30 anos à frente da disciplina de Transferência de Calor e Massa no Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, acumulada pelo autor. O livro cobre todos os fenômenos relevantes de transferência de calor.

     

    SOBRE OS AUTORES

     

    José Roberto Simões Moreira é professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli/USP), ministrante de diversas disciplinas de graduação e de pós-graduação da área de Engenharia Térmica e Energia. Coordena o curso de especialização Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética e o Laboratório de Sistemas Energéticos Alternativos e Renováveis (SISEA), grupo de pesquisa da mesma instituição. Concluiu a graduação (1983) e o mestrado (1989) em Engenharia Mecânica pela Poli/USP e o doutorado (1994) em Engenharia Mecânica pelo Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), em Nova Iorque. É autor dos livros Fundamentos e Aplicações da Psicrometria (2019) e Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética (2021), de mais de uma centena de artigos técnico-científicos e também possui capítulos publicados em livros internacionais. É também ministrante de dezenas de palestras, entrevistas e apresentações. Tem liderado vários projetos de pesquisa pura e aplicada na área de Engenharia Térmica e Energia, com financiamento de empresas e instituições de fomento à pesquisa. Suas áreas de pesquisa atuais incluem a energia solar concentrada, separação supersônica de gases e ciclos de absorção de calor de amônia-água. Atua também como consultor em projetos de engenharia.


    Elí Wilfredo Zavaleta Aguilar é professor do Instituto de Ciências e Engenharia – Câmpus de Itapeva da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministra disciplinas da área Térmica, Fluidos e Transferência de Massa. Concluiu a graduação (2005) em Engenharia Mecânica pela Universidad Nacional de Trujillo (UNT) no Peru, o mestrado (2010) em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) e o doutorado (2015) em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE/USP). É autor de diversos artigos científicos e capítulos de livros. Tem participado de projetos de pesquisa e coordenado projetos de Extensão Universitária na área de Engenharia Térmica e Energia. Suas áreas de pesquisa atuais incluem a energia solar concentrada, ciclos de refrigeração por absorção com amônia-água e aplicações da energia solar fotovoltaica. É pesquisador reconhecido pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (CONCYTEC) do Peru (cod. P0034943).

     

    Clique aqui para mais informações.