LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 09/2022

    INFORMATIVO ABCM Nº 09/2022

    Semana de 04 a 10 de março de 2022.

     

    Eventos

     

    Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional – CBCFD

    Fonte: Profa. Juliana B. R. Loureiro (UFRJ)

    Prezados (as) colegas.

    De 20 à 22 de Julho de 2022 ocorrerá o III Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional - CBCFD (https://2022.cbcfd.com.br), em Campinas, São Paulo.

    As plenárias estão confirmadas e teremos a honra de receber como palestrantes o Professor Weeratunge Malalasekera (Loughborough University, UK), o Professor Aristeu da Silveira Neto (UFU) e o Professor Àtila Pantaleão da Silva Feire (COPPE-UFRJ), todos grandes nomes em escoamento de fluidos e com significativas contribuições na formação de mão de obra qualificada e pesquisa na área de escoamento.

    Incentivem os alunos de iniciação científica, de pós-graduação e demais pesquisadores para que enviem trabalhos. Esta é uma excelente oportunidade para discutirmos o que tem sido feito em nossas universidades e centros de pesquisa e também nas empresas que trabalham com CFD. Ademais, os valores de inscrição (R$100,00) estão mantidos e foram cuidadosamente pensados considerando os valores atuais das bolsas das agências de fomento.

    Caso você tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail svianna@unicamp.br (Sávio Vianna)

    Esperamos por vocês em Campinas!

     

    Outros

     

     

    Revista Ciência & Cultura retoma atividades discutindo o bicentenário da Independência

    Fonte: SBPC

    Publicação é reformulada e passa a ser totalmente digital. Live de lançamento será realizada no dia 7/3

    Aquecimento global, pandemia, crise econômica e social. Nunca a ciência — e a sua comunicação — foi tão necessária. E é nesse contexto que a revista Ciência & Cultura marca seu retorno ao cenário da divulgação científica brasileira. Após ter suas atividades interrompidas no início de 2021, a revista retorna reformulada e modernizada para se tornar inteiramente digital — mas sem perder seu perfil original que a tornou um dos mais importantes e históricos veículos de divulgação científica do País.

    A reformulação da revista visa possibilitar um maior engajamento com as diversas plataformas e mídias sociais, ampliando seu alcance e o seu impacto na sociedade. Além disso, também pretende estimular uma maior proximidade e interação entre ciência e cultura e integrá-la com as outras ações de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazendo com que ela se constitua uma rede ampla de divulgação científica.

    Reestreia

    Para marcar a reestreia da revista, a SBPC vai realizar uma live de lançamento no dia 7 de março, às 16 horas, pelo canal do YouTube da entidade. A live debaterá “O Bicentenário da Independência — Povos e Lutas”, tema da primeira edição da revista. O evento será aberto por Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente de honra da SBPC, e Fernanda Sobral, professora emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB) e vice-presidente da SBPC, e contará com debate realizado por George Félix Cabral de Souza, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lilia Moritz Schwarcz, professora da FFLCH da USP, e Valdei Lopes de Araújo, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A mediação será feita por Luciano Raposo de Almeida Figueiredo, professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e editor científico desta edição da revista.

    “A SBPC está muito satisfeita de estar lançando agora, no dia 7/3, a nova versão inteiramente online da revista Ciência & Cultura, aprovada pelo Conselho da entidade”, afirma Sobral. “Além de ser uma versão renovada, também estamos satisfeitos de estarmos lançando este primeiro número dentro das comemorações do Bicentenário da Independência”, termina.

    História

    Criada em 1949, um ano após a fundação da SBPC, a Ciência & Cultura foi idealizada por José Reis (1907-2002), que a dirigiu de 1949 a 1954 e de 1972 a 1985. A partir dos anos 2000, a publicação passa a ter suporte técnico do Labjor, da Unicamp, e a ser dirigida por Carlos Vogt, então vice-presidente da SBPC na gestão de Glaci Zancan, que ficou à sua frente de 2000 a 2007 e de 2018 a 2021. Hoje a revista tem 73 anos e mais de 450 edições — todas disponíveis online no Scielo e no Acervo Digital da Biblioteca Nacional. Assim, ela é um dos mais antigos — e importantes — veículos de divulgação científica do país. Com edições temáticas, a revista une textos científicos, de opinião e de divulgação, e fala tanto para um público especializado quanto para o público em geral. Desta forma ela consegue mostrar perspectivas diferentes sobre diversos assuntos.

     

    Serviço

    Live de relançamento da revista Ciência & Cultura

    “Bicentenário da Independência do Brasil – Povos e Lutas”

    Data: 07/03

    Horário: 16h

    Local: youtube.com/canalSBPC