LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • Informe Especial ABCM - UFU produz suportes de smartphones para alunos em aulas remotas

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Um grupo de voluntários da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU) produziu 60 suportes para smartphones que serão distribuídos a estudantes da instituição que estejam em vulnerabilidade econômica. O equipamento facilita o posicionamento dos smartphones para acompanhamento das aulas remotas.

     

    Esse foi o primeiro lote. A previsão é de que até 21 de dezembro sejam fabricados outros 120, totalizando 180 peças a um custo médio unitário de R$ 11,48. Os suportes foram entregues pela Femec, nesta quinta-feira (10/12), à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlos Henrique de Carvalho.

     

    São dois projetos frutos de uma parceria da Femec com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), que fez o financiamento. O primeiro, executado em abril, foi a produção de 925 protetores faciais (Face Shields) destinados principalmente a profissionais da área de saúde que trabalham diretamente no combate à Covid-19.

     

    A equipe de 16 voluntários é formada por sete professores, um técnico e oito estudantes. Além da UFU, outros órgãos e entidades também foram atendidos pelo primeiro projeto. "Isso demonstra a solidariedade, vontade de participar, de ajudar de alguma maneira. A gente percebeu isso nesse grupo que está envolvido na produção dos equipamentos, é claro, a universidade toda beneficiada, o sistema de saúde, e agora, através desses suportes, os nossos estudantes", comentou o reitor. 

     

    Os dois projetos  foram coordenados pelo professor Fernando Lourenço de Souza, da Femec. "Uma vez atendida a demanda por protetores faciais e retomadas as aulas no formato remoto, revimos o cenário e destinamos o restante do recurso para apoio à área da educação, para ajudar nesse processo no qual nem todos possuem acesso a recursos computacionais adequados para o acompanhamento das aulas, mas que em sua maioria possuem um smartphone", afirma Souza.

     

    Os suportes são compostos de três pernas retráteis e mecanismos de fácil posicionamento para se adequar à ergonomia e ajuste ao campo visual do usuário. O projeto é público, disponibilizado de forma gratuita no site www.thingiverse.com

     

    As 180 unidades, feitas em material ABS, estão sendo produzidas por manufatura aditiva (impressão 3D) em dois laboratórios da Femec: no Laboratório de Mecânica de Estruturas "Prof. José Eduardo Tannús Reis" (LMEst) e no Laboratório de Projetos Mecânicos (LPM). O tempo de impressão de cada unidade é de 4 horas. A equipe também contou com a parceria na compra de matéria prima e suporte técnico da empresa GTMax.

     

     

    Clique aqui para acessar a matéria.