LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • Informe Especial – Nota de Falecimento do Prof. Eitaro Yamane, um dos fundadores da ABCM.

     

    É com pesar que comunicamos o falecimento do professor Eitaro Yamane, 81 anos, ocorrido no último dia 17 de agosto, membro com contribuições relevante a Engenharia e Ciências Mecânicas do Brasil e um dos fundadores da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM.

    Nascido na cidade de São Paulo, diplomou-se em Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1961) e concluiu seu doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo (1970). Sua experiência na área de Engenharia possuía ênfase em Termodinâmica e Transferência de Calor, atuando principalmente nos seguintes temas: transferência de calor, termodinâmica, sistemas de conversão de energia e máquinas térmicas. Foi Professor Titular do Depto.  de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, por concurso realizado em 1981.

    Possui diversas publicações científicas nas áreas de transferência de calor e aproveitamento de energia e atuou também em diversos projetos de engenharia tais como o do sistema de ventilação do metrô paulistano. Participou da elaboração do Manual de Termodinâmica e Transferência de Calor (1966), material didático de referência utilizado em vários cursos de engenharia do Brasil, do livro Tecnologia do Condicionamento de Ar (1986), assim como de traduções de livros texto fundamentais, tais como Fundamentos da Termodinâmica Clássica (1993) e Princípios da Transmissão de Calor (1977).

    Conforme indicado pelos Professores Jurandir Itizo Yanagihara e Silvio de Oliveira Junior da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em texto em homenagem ao Professor Eitaro Yamane, entre suas contribuições, destaca-se seu engajamento institucional e sua devoção ao ensino de engenharia, e que sua morte, “repentina, deixa um sentimento de tristeza em todos nós que o admirávamos”.

    Para ler o texto na íntegra, acesse (https://www.poli.usp.br/noticias/nossa-opiniao/41768-professor-eitaro-yamane-55-anos-de-dedicacao-ao-ensino-da-engenharia-no-brasil.html )

    A ABCM lamenta sua perda ao mesmo tempo em que apresenta suas condolências a seus familiares.