VISITAS TÉCNICAS

Foi prevista na programação do CREEM 2005 a realização de visitas técnicas a empresas da região, como forma de complemento da formação acadêmica dos participantes.

A região noroeste do estado de São Paulo, onde se situa o município de Ilha Solteira, apresenta uma grande contribuição energética para o país através do aproveitamento hidrelétrico das usinas situadas nos rios Tietê, Grande e Paraná, passando recentemente também a oferecer grandes oportunidades de investimentos na área energética, após a construção do Gasoduto Bolívia-Brasil e, principalmente, devido a grande expansão do setor sucro-alcooleiro na região. Dessa forma, as principais empresas existentes na região estão relacionadas ao setor energético.

Diante deste contexto, foram programadas visitas as seguintes empresas:

  • Visita Técnica 1: UHE Ilha Solteira (Ilha Solteira-SP, 5 km);
  • Visita Técnica 2: UHE Jupiá (Três Lagoas-MS, 60 km);
  • Visita Técnica 3: UTE Três Lagoas (Três Lagoas-MS, 70 km);
  • Visita Técnica 4: Destilaria Pioneiros (Sud Mennucci-SP, 70 km).

Cada participante do evento participou, sem custo adicional, de apenas uma visita técnica, uma vez que as mesmas ocorreram simultaneamente na tarde do dia 24/08/2005.

Visite o site da usina

UHE Ilha Solteira (www.cesp.com.br)
A Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira é a maior usina da CESP, produzindo 3.230 MW através de suas 20 unidades geradoras com turbinas Francis. Junto a UHE Engenheiro Souza Dias, o Canal de Pereira Barreto e a UHE de Três Irmãos, compõem um dos maiores complexos hidroelétricos do mundo, com 5.457,5 MW de capacidade instalada.
Veja as fotos

Visite o site da usina UHE Jupiá (www.cesp.com.br)
A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) foi construída com tecnologia inteiramente brasileira e concluída em 1974. Está localizada no Rio Paraná, entre as cidades de Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS). Essa usina possui 14 unidades geradoras com turbinas Kaplan com potência instalada de 1.551,2 MW.
Veja as fotos
Visite o site da usina

UTE Três Lagoas (www.petrobras.com.br)
A Usina Termelétrica de Três Lagoas está situada às margens do reservatório da UHE de Jupiá (Rio Paraná). Ela foi constituída pela PETROBRAS dentro do Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT) criado pelo governo federal. Atualmente ela opera em ciclo aberto com 4 turbinas a gás natural, produzindo 248 MW de energia, mas foi planejada para operar futuramente em ciclo combinado, através da instalação de 4 caldeiras de recuperação, 2 turbinas a vapor e demais equipamentos e acessórios, podendo aumentar em 50% a sua capacidade de geração.
Veja as fotos

Visite o  site da destilaria Destilaria Pioneiros (www.pioneiros.com)
A Destilaria Pioneiros surgiu em 1980 com os incentivos do PROALCOOL, às margens do reservatório da UHE de Três Irmãos (Rio Tietê), no município de Sud Mennucci. A partir de 1995, ela passou a fabricar açúcar, mas manteve a mesma razão social. Recentemente, com os incentivos do PROINFA, iniciou a ampliação da sua capacidade de produção de energia elétrica para comercialização utilizando, para tanto, tecnologias e equipamentos de última geração, ampliando a área de plantio e gerando mais empregos.
Veja as fotos