LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • Informe de Eventos - CONEM 2020

    O XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM 2020) com o tema "Fontes de Energia Renováveis e os Desafios para a Engenharia", será realizado na Universidade Federal do Piauí - Centro de Tecnologia, no Campus Central Petrônio Portella em Teresina, de 02 a 06 de Agosto de 2020. 

     

    Nesta edição, tendo como público alvo os estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos, docentes, pesquisadores e profissionais que compartilham do mesmo interesse, será discutido o avanço e o desenvolvimento das Ciências Mecânicas no Brasil, em especial na área de energias renováveis. Além disso, serão promovidas palestras, minicursos, sessões orais, apresentações de pôsteres e visitas técnicas.

     

    Datas importantes:

    01/03 - Data máxima para envio do resumo

    14/03 - Data máxima para comunicação do aceite do resumo

    02/08 a 06/08  - Data do evento

     

     

    Conheça alguns dos palestrantes:

     

    Carolina Palma Naveira-Cotta

     

            

     

    Dr. Carolina Palma Naveira-Cotta detém os graus acadêmicos BSc (2004), MSc (2006) e DSc (2009) em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela foi eleita como Membra Afiliada na Academia Brazileira de Ciências em 2014 e é membra eleita to Comitê  Científico do "International Center for Heat and Mass Transfer" desde 2016, e membra eleita do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) desde 2017. Ela publicou mais de 145 trabalhos, incluindo 47 artigos em revistas internacionais, 7 livros e mais de 90 artigos em congressos nacionais e internacionais. Ela também é co-autora de 3 livros em empresas editoriais internacionais. Liderando o Laboratório de Nano e Microfluidos e Microssistemas, ela supervisou mais de 60 projetos de iniciação científica e graduação final, 25 teses MSc e 10 teses DSc. É consultora de pesquisa/coordenadora de projeto de pesquisa e programas de bolsas de estudo de importantes empresas, agências e instituições de financiamento, como CNPq, FAPERJ, CAPES, PETROBRAS, GALP, GE, INB, COFECUB-France, CNRS-France, desde 2005. Ela tem experiência em Fenômenos de Transporte em Micro e Nano-escalas, trabalhando principalmente em microfluídica, problemas inversos, métodos híbridos, termografia por infravermelho, aprimoramento da transferência de calor e microssistemas térmicos. 

     

     

    Zilda de Castro Silveira

     

     

    Docente em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIPD), Departamento de Engenharia Mecânica, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, desde 07/2008.

     

    Formação: Pós-doutorado (Fapesp: 2006-2007) no Laboratório de Trilogia do Departamento de Engenharia Mecânica, EESC-USP; Recém-doutora (CNPq: 2003-2005) no Laboratório de Máquinas Rotativas, LAMAR-FEM-UNICAMP; Doutorado em Engenharia Mecânica (2003), FEM-UNICAMP, na área de área de mecânica dos sólidos e projeto mecânico; Mestrado em Engenharia Mecânica (1999), na área de Projetos do Departamento de Engenharia Mecânica, EESC-USP. Graduação em Tecnologia Mecânica, ênfase em Projetos (1996), pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - UNESP. Técnica de nível médio em Mecânica Industrial (1990), pelo Colégio Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (LAO).

     

    Área de atuação: Engenharia Mecânica, com foco nas seguintes áreas de pesquisa: fundamentos da teoria do projeto, com os seguintes temas: análise e síntese do projeto mecânico; análise de tensões; manutafatura aditiva; análise de sensibilidade paramétrica - projeto de experimentos e metodologia de superfície de resposta. Linhas de aplicação: técnica aditiva por extrusão (atuando nas áreas transversais de projeto. planejamento do processo e engenharia de materiais). complaint mechanisms; projeto para customização e personalização em massa (Tecnologia Assistiva). Pesquisadora no Design Engineering and Innovation Center (NUMA) - EESC-USP desde 2015.

     

    Palestra: A transversalidade de conhecimento da Manufatura Aditiva

     

     

    William Roberto Wolf

     

     

    Professor Doutor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde coordena o Laboratório de Ciências Aeronáuticas. Graduou-se em Engenharia Mecânica com ênfase em aeronaves pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) e concluiu o mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou o doutorado em Aeronautics & Astronautics Engineering na Stanford University e foi pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Aeronáutica e Espaço e pesquisador associado na Stanford University. Atua nas áreas de simulação numérica de alta fidelidade e modelagem de ordem reduzida com aplicações em turbulência, aeroacústica e aerodinâmica não-estacionária. Coordenou um Projeto Jovem Pesquisador FAPESP e diversos projetos financiados por agências e empresas internacionais como o US Army Research Office, American Physical Society e a The Boeing Company.

     

    Palestra: High-Fidelity Simulation, Active Flow Control and Reduced Order Modeling of a Plunging Airfoil under Deep Dynamic Stall

     

     

    Carlos de Marqui Junior

     

     

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1996), mestrado (1999) e doutorado pela mesma universidade (2004). Desde 2006 é professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo onde, desde 2017, é Professor MS-5.1 (Associado). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq no nível 1D. Foi professor visitante na Virginia Polytechnic Institute and State University, Estados Unidos (2008) e Georgia Institute of Technology, Estados Unidos (2016). É membro do Conselho Deliberativo da ABCM e do Adaptive Structures & Material Systems Branch, Aerospace Division da ASME e membro do comitê de programa da conferência Active and Passive Smart Structures and Integrated Systems (SPIE). Tem sido assessor ad hoc para agências de fomento à pesquisa do país e do exterior. Atualmente, coordena o Projeto Temático FAPESP intitulado Periodic Structure Design and Optimization for Enhanced Vibroacoustic Performance - ENVIBRO. Sua pesquisa inclui a utilização de materiais inteligentes em problemas de harvesting, atenuação de vibrações e metamateriais inteligentes. 

     

    Palestra: Smart Materials Applications: Wind Energy Harvesting, Vibration Attenuation and Smart Metamaterials

     

    Clique aqui para conferir todos os palestrantes.

     

    Clique aqui para acessar o site do evento.