LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM Nº 10/2018

    INFORMATIVO ABCM Nº 10/2018
    Semana de 24 a 28 de abril de 2018.


    Eventos


    FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos,
    Data 24 a 28 de abril de 2018.- São Paulo Expo. 

     

    A aproximação entre universidades e o setor produtivo é cada vez mais um fator preponderante no desenvolvimento tecnológico – e, por extensão, econômico e social – dos países industrializados. Ciente do seu papel de maior feira do setor mecânico da América Latina, a FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 24 a 28 de abril, no São Paulo Expo, apresenta neste ano o Parque de Ideias.
     
    O espaço, onde o conhecimento é o maior objetivo, reúne algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FAAP, FEI, ITA, Instituto Mauá de Tecnologia, UFSC e USP – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras que passam por temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Soldagem, Revestimento de Superfícies e Manufatura Aditiva por laser, Design Thinking, Planejamento Estratégico e muitos outros.
     
    Escolas técnicas e empresas expositoras que desenvolvem e utilizam soluções inovadoras para a indústria também têm espaço garantido na grade de palestras. Veja programação completa neste link.
     
    PROJETOS
     
    Em uma área próxima ao palco, as universidades vão demonstrar na prática os projetos que podem mudar o futuro da manufatura no Brasil. Conheça alguns deles:
     
    FEI: Os visitantes vão conhecer o protótipo Fórmula SAE Elétrico, totalmente projetado e fabricado pelos alunos da FEI empregando soluções criativas e inovadoras. Trata-se das mesmas tecnologias encontradas nos carros de competição da Fórmula E e em alguns dos melhores veículos elétricos disponíveis no mercado automotivo. 
     
    A FEI apresenta também o Projeto SAMPE - Society for the Advancement of Material and Process Engineering (Sociedade para o Progresso da Engenharia de Materiais e Processos), uma sociedade global de profissionais do ramo de engenharia de materiais que fornece informações sobre novos materiais e tecnologias de processamento por meio de conferências, exposições, fóruns técnicos, publicações ou livros. Lançado no Brasil em 2014, o Desafio Acadêmico em Composites SAMPE Brasil tem o objetivo de fornecer uma oportunidade para os alunos aprenderem e expandirem suas habilidades para projeto e fabricação de componentes em materiais compósitos. 
     
    FAAP: Na FEIMEC, a FAAP expõe uma bancada eletropneumática com a demonstração da utilização do de seu Projeto ATIVA (Automação Interativa), que visa ao desenvolvimento de um aplicativo para a programação e controle da bancada eletropneumática mesmo por pessoas sem grandes conhecimentos de programação de CLP. 
     
    O projeto está em desenvolvimento por um grupo de alunos e teve sua primeira fase apresentada no ano passado. Na primeira fase, foi desenvolvido o programa de computador para a programação do CLP; atualmente, está em desenvolvimento um aplicativo para o controle e programação da bancada.
     
    INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA: A Mauá irá proporcionar aos visitantes uma demonstração dos padrões de Manufatura Avançada, desde como utilizá-los até quais benefícios trazem para as companhias de todos os tamanhos. No projeto “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, em parceria com a AMT - American Manufacture Technology e Beckhoff, o Instituto Mauá de Tecnologia vai mostrar como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. Para isso, serão apresentados quais os padrões de comunicação utilizados pelos equipamentos nas fábricas, como utilizá-los e quais benefícios trazem para as companhias.

    UFSC: A UFSC leva para a FEIMEC seu Departamento de Engenharia e Mecânica, que apresentará durante todos os dias diferentes laboratórios. Ente eles, está o Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP), que desde sua criação, em 1990, vem atuando no desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas na área de usinagem com ferramentas de geometria definida e não-definida, englobando os fundamentos dos processos de usinagem, desenvolvimentos em modelagem e simulação destes processos.  Entre os processos não-convencionais destacam-se a remoção por descargas elétricas, a furação por escoamento e rosqueamento por conformação e, mais recentemente, aplicações com laser de elevada potência. Os demais laboratórios da UFSC presentes no Parque de Ideias são: Soldagem, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e o Laboratório de Robótica Raul Guether.
     
    USP: o Projeto Júpiter é uma equipe de Foguetemodelismo da POLI formado por membros de diversos cursos da USP. Visando ao desenvolvimento profissional dos integrantes e do setor aeroespacial brasileiro, foram projetados foguetes de 3 metros de altura com a missão de atingir 3.000 metros de altitude em competições pelo mundo. 
     
    FEIMEC 2018
     
    Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.
     
    ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
     
    A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.
     
    SERVIÇO
    FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
    Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
    Horário: Das 10h às 19h (dia 28, das 9h às 17h)
    Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
    Promoção e organização: Informa Exhibitions 
    Patrocínio Oficial: Romi 
    Mais informações: www.feimec.com.br  
     
    Mais informações para a imprensa: 
    FEIMEC 2018
    Luiz Carlos Franco/Jota Silvestre
    Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
    www.ppagina.com
    Telefone (11) 5908-8214
    ppagina@ppagina.com
    redacao.jota@ppagina.com
    Abril/2018

     

     

    SC2C Aero - 1st Workshop of Santa Catarina’s Center of Convergence for Aerospace Technologies
    May 3-4, 2018 - Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
    Fonte: Prof. Victor J.. De Negri (UFSC)

     

    Dear Sir/Madam
    On May 3-4 will be held in Florianópolis, State of Santa Catarina, the 1st Workshop of Santa Catarina’s Center of Convergence for Aerospace Technologies. 
    The Workshop is part of the annual cycle of operation of SC2C.Aero, started in 2017 with the development of the operational model, research of technological questions and offer capacity in Santa Catarina. With the objective to connect companies, govern agencies and technologic institutions in Brazil and Sweden in the aerospace sector, the SC2C.Aero is characterized as a technical networking group whose operation aims to encourage business with cooperation between innovative organizations, demanding technological solutions, and qualified offer from a common language and process of knowledge management. The event is organized by UFSC (Federal University of Santa Catarina) and CERTI (Center of Reference in Innovative Technologies) with support from FAPESC, MCTIC and CISB.
    Venue: Federal University of Santa Catarina – Mechanical Engineering Department
    Target audience: Companies of the aerospace sector, technical groups of Santa Catarina, technological institutes focused in the aeronautical segment of Brazil and Sweden, members of govern of Santa Catarina, as well as representatives of governmental agencies and national funders of Brazil and Sweden.
    Registration: The event is free, but the number of participants limited. The official language of the workshop is English. Register at workshop webpage

     

     

    ENEBI 2018 - 6º ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA
    Hotel Majestic, Águas de Lindóia, 8 a 11 de maio de 2018
    Fonte: Prof. Adriano Siqueira(USP)

     

    O Comitê Organizador do ENEBI 2018 tem o prazer de convidar todos os pesquisadores da área para o 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica (ENEBI 2018), a ser realizado de 8 a 11 de maio de 2018, no Hotel Majestic, na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo.
    A programação do evento já está disponível em: https://eventos.abcm.org.br/enebi2018/
    Além das palestras principais, destacam-se as seguintes atividades:
    CYBATHLON, Antonio Padilha Lanari Bo, Universidade de Brasília, http://www.cybathlon.ethz.ch/ 
    Painel sobre Propriedade Intelectual, Maria Aparecida de Souza - Diretora Técnica de Propriedade Intelectual da Agência USP de Inovação
    O Desenvolvimento da Indústria Médica Nacional: a História da Cirurgia Cardíaca, Lucas Monteiro Cardoso, Gerente de Desenvolvimento e Inovação da Braile Biomédica

     


    ABEC Meeting 2018 – Future Scenarios for Scientific Publishing
    Data: 11 a 14 de setembro de 2018 – Universidade de São Paulo



    As inscrições para o ABEC Meeting 2018 estão abertas. O evento será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing. O primeiro lote com desconto das inscrições pode ser feito até o dia 3 de agosto. As vagas são limitadas.
    Para efetuar a inscrição, acesse o link https://goo.gl/Ej7BDH.
    O objetivo do ABEC Meeting 2018 é proporcionar aos participantes um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa. Serão disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo assim na formação de todos os envolvidos na produção de um periódico científico.
    A programação completa e outros detalhes do evento estão disponíveis no site https://goo.gl/wuEJeC

     


    MERCOFRIO 2018 - 11º Congresso Internacional de Ar condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação.
    Data: 25 a 27 de setembro de 2018 – Porto Alegre/RS

    -
    Chamada de Trabalhos
     
    “CALL FOR PAPERS”
     
    A ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, entidade referência nos segmentos HVAC&R (Heating, Ventilation, Air conditioning and Refrigeration), anuncia a chamada de trabalhos do MERCOFRIO 2018 - 11º Congresso Internacional de Ar condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação.
     
    O Congresso Mercofrio bianual, terá sua 11ª edição realizada na cidade de Porto Alegre/ RS, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, no período de 25 a 27 de setembro de 2018. O evento conta com o apoio das principais entidades do setor no Brasil e do exterior e terá como objetivo promover e disseminar o conhecimento e a inovação, integrando Pesquisa, Indústria e Mercado, apresentando os avanços tecnológicos para todo o ciclo de vida dos sistemas HVAC&R.
     
     
     
    TEMAS
     
    1 FUNDAMENTOS
           F1 Princípios – Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor
           F2 Qualidade Ambiental Interna
           F3 Cálculo, Projeto e Simulação Termo Energética
     
    2 SISTEMAS E EQUIPAMENTOS DE HVAC
           S1 Sistemas de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
           S2 Equipamentos e Componentes de Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento
     
    3 APLICAÇÕES DE HVAC
           A1 Aplicações para Conforto
           A2 Aplicações Industriais e Especiais
     
    4 REFRIGERAÇÃO
           R1 Sistemas, Equipamentos e Componentes
           R2 Resfriamento, Congelamento, Estocagem e Exposição de          Alimentos
           R3 Transporte Refrigerado
           R4 Aplicações Industriais e Especiais

     Informações completas no site:
     asbrav.org.br/mercofrio-2018

     


    Outros


    Chamada de apoio a eventos: inscrições abertas
    Coordenação de Comunicação Social do CNPq


     
    Está aberto edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de apoio a eventos relacionados à ciência, tecnologia e inovação (ARC), tais como  congressos,  simpósios,  workshops,  seminários,  ciclos  de  conferências  e  outros  eventos similares.  As propostas deveriam estar inseridas em um das três linhas de pesquisa:
    Linha 1: Eventos Mundiais -  Que sejam promovidos por sociedades ou associações científicas e/ou tecnológicas mundiais, sediadas ou não no Brasil; Ocorram, a cada edição, em diferentes países; Estejam solicitando apoio para realização de sua edição no Brasil.
    Linha 2: Eventos nacionais Ou internacionais - Eventos de abrangência nacional ou internacional tradicionais da área; ou Eventos de abrangência nacional ou internacional que possuam histórico de realização igual ou superior a 10 (dez) anos entre a edição atual e sua primeira edição.
    Linha 3: Eventos regionais ou que estejam em suas primeiras edições -  Eventos de abrangência regional; ou  Eventos de abrangência nacional ou internacional que estejam em suas primeiras edições (histórico inferior a 10 (dez) anos entre a edição atual e sua primeira edição).
    Os eventos devem estar inseridos nos cronogramas conforme a data de realização. As propostas podem ser enviadas até 4 de maio.
    Para a Profª. Adriana Maria Tonini, diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, a chamada é de suma importância para a retomada dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação do Brasil. "Apesar do cenário atual, tão desfavorável aos investimentos em CT&I, esta administração está empenhada em realizar as chamadas tradicionalmente lançadas pelo CNPq, atendendo às expectativas da comunidade científica e garantindo a continuidade dos avanços alcançados até agora", afirmou a diretora, lembrando que houve, inclusive, aumento nos valores destinados para a chamada este ano, em relação ao ano passado. Dos R$ 17 milhões em 2017, para R$ 20 milhões na chamada atual.
    Acesse o edital para todas as informações aqui