LOGIN / Acesse o sistema

Esqueceu sua senha? Redefina aqui.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

REDEFINIR SENHA

Insira o endereço de email associado à sua conta que enviaremos um link de redefinição de senha para você.

Ainda não possui uma conta? Cadastre-se aqui!

Este conteúdo é exclusivo para membros ABCM

Inscreva-se e faça parte da comunidade

CADASTRE-SE

Tem uma conta?

Torne-se um membros ABCM

Veja algumas vantagens em se manter como nosso Associado:

Acesso regular ao JBSMSE
Boletim de notícias ABCM
Acesso livre aos Anais de Eventos
Possibilidade de concorrer às Bolsas de Iniciação Científica da ABCM.
Descontos nos eventos promovidos pela ABCM e pelas entidades com as quais mmantém acordo de cooperação.
Estudantes de gradução serão isentos no primeiro ano de afiliação.
10% de desconto para o Associado que pagar anuidade anntes de completar os 12 meses da última anuidade paga.
Desconto na compra dos livros da ABCM, entre eles: "Engenharia de Dutos" e "Escoamento Multifásico".
CADASTRE-SE SEGUIR PARA O VIDEO >

Tem uma conta?

Informativos

  • INFORMATIVO ABCM - Nº 08/2018

    INFORMATIVO ABCM Nº 08/2018
    Semana de 06 a 13 de abril de 2018
     
     
    Eventos
     
     
    CONEM 2018 - X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica
    Data: 20 a 24 de maio de 2018  Salvador/BA
    Fonte: Prof. Alex Álisson Bandeira Santos(SENAI CIMATEC)
     
    O prazo de submissão dos trabalhos finais foi prorrogado até o dia 10/04/2018. Atentar que a submissão final deve ser feita no formato do template do paper final do congresso, modelo encontrado no site e sistema no CONEM2018.
     
     

     
    FEIMEC 2018 –Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos.
    Data 24 – 28 Abril  2018 -São Paulo Expo
     
    Conteúdo relevante para você nas atrações da FEIMEC 2018
    O Parque de Ideias será realizado durante todos os dias de feira na Rua K 015.Trata-se de um espaço exclusivo onde conhecimento é o principal objetivo. Palestras ministradas por professores de universidades, escolas técnicas e expositores que possuem conteúdo relevante, novidades, estudos e projetos que transformarão o futuro. Clique no botão abaixo para conferir os projetos e as palestras presentes neste espaço inédito
    Demonstração da Manufatura Avançada
    Ter. a Sex., das 10h às 19h, e Sáb., das 09h às 17h | Localização:  D 379
    A Manufatura Avançada propõe uma transformação das fábricas em "fábricas inte-ligentes", capazes de utilizar a tecnologia para aumentar a produtividade, a efici-ência, o poder de customização e gerar retornos crescentes em escala e melhoria de processos em diversos setores do segmento industrial, além de reduzir o prazo para lançamento de novos produtos no mercado. Venha vivenciar esta experiência.
     
    Rodada Internacional de Negócios
     
    25 e 26 de Abril, das 10h às 19h | Localização:  N 170
    Participe da 2ª Rodada Internacional de Negócios da FEIMEC 2018, promovida pela Agência Brasileira de Promoção e de Exportações e Investimentos  (Apex-Brasil) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e o programa  Brazil Machinery Solutions (BMS). Clique aqui e inscreva-se para o processo seletivo.
     
    Fórum RP2M
     
    26 de Abril, das 14h às 17h | Localização: Mezanino - Sala 201
    Serão constituídas 2 mesas redondas com participação de empresas, laboratórios e governo, debatendo as formas de integração entre demanda e oferta de serviços tecnológicos sob os conceitos da Indústria 4.0 / Manufatura Avançada, além das opções de financiamento e modelos de operação. Clique aqui e confira a programação.
     
    Ainda temos mais atrações preparadas para você!
     
    Não se esqueça que para conferir todas as atrações é necessário fazer sua inscrição.
    Ainda não se inscreveu? Inscreva-se Gratuitamente
     
     
     
    Concurso
     
     
    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioengenharia da Universidade Brasil 
    Inscrições até 13/04/2018
    Fonte: Mariana Fraga
     
    Edital para Processo Seletivo de Docente 1º/2018 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Brasil torna pública a seleção de um (a) professor (a) pesquisador (a), sob regime de trabalho CLT 40h semanais, para atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão no Programa de Mestrado Profissional em Bioengenharia. 
    I – PERFIL DO CANDIDATO Profissional com Doutorado em Engenharias ou Ciências Exatas e pelo menos 3 anos de experiência didática, científica ou tecnológica em uma das áreas de concentração do Programa de Bioengenharia, e em uma das seguintes linhas de pesquisa: 1.1 Desenvolvimento de Equipamentos Médicos e Softwares. 1.2 Informática em Saúde. 
    II–REQUISITOS MINIMOS PARA INSCRIÇÃO 2.1 Possuir título de doutor com validade nacional. 2.2 Ter experiência em pesquisa e/ou docência na área de atuação do Programa de Bioengenharia. 2.3 Ter produção científica e/ou tecnológica qualificada nos últimos 4 (quatro) anos, na área de Engenharias IV CAPES. 
    III- PRAZOS E PROCEDIMENTOS 3.1 Período de inscrição: de 29/03/2018 a 13/04/2018. 3.2 Os documentos devem ser enviados em formato eletrônico, para o e-mail: ppgbioeng@universidadebrasil.edu.br 3.3 Documentação necessária: - Cópia do CPF e da Carteira de Identidade. - Cópia do Diploma de Doutorado. - Projeto de Pesquisa (no máximo 10 páginas). - Cópia de 5 (cinco) produções que considerar mais relevantes (artigos completos em periódicos e/ou capítulos de livros e/ou patentes e softwares registrados). 
    IV - PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1 Comissão de Seleção O processo seletivo será realizado por uma Comissão constituída por 4 (quatro) professores permanentes integrantes do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia. À Comissão caberá examinar a documentação apresentada na inscrição, acompanhar as etapas da seleção e proceder às arguições, a fim de classificar os candidatos. 4.2 Etapas de Avaliação do Processo 4.2.1 Etapa eliminatória Esta primeira etapa consistirá na avaliação do Currículo Lattes e do projeto de pesquisa. Ressalta-se que somente produção científica e tecnológica dos últimos 4 anos será considerada válida para pontuação. 4.2.2 Etapa classificatória Esta etapa consistirá em entrevista, na qual os candidatos serão avaliados pelos seguintes itens: (i) exposição da trajetória acadêmica e profissional e (ii) apresentação de um projeto de pesquisa relacionado às linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Bioengenharia. 
    V – RESULTADO 5.1 A nota final será calculada pela soma das notas obtidas pelo candidato na produção científica e tecnológica, na entrevista e no projeto de pesquisa. 5.2 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente. 5.3 Em caso de empate, será considerada a maior nota no quesito referente à publicação de artigos científicos em periódicos avaliados no Web Qualis CAPES. IX - CRONOGRAMA 
     
    Data Descrição 29/03 a 13/04 
    Inscrição: envio da documentação em formato eletrônico para o e-mail: ppgbioeng@universidadebrasil.edu.br 16/04 a 20/04 
    Análise da documentação pela comissão avaliadora e divulgação dos resultados da etapa eliminatória deste Processo Seletivo A definir Realização da etapa classificatória deste Processo Seletivo no Instituto Científico e Tecnológico da Universidade Brasil no Campus Itaquera A definir Divulgação do Resultado Final *
     
     As datas das apresentações individuais dependeram do número de candidatos selecionados, no prazo máximo de uma semana do término da etapa classificatória será divulgado o resultado final. 
     
     
    Outros
     
     
    ICeM – The International Information Center for Multiphase Flow
     
     
    Dear ICeM corresponding members,
     
    Thank you very much for your cooperation for ICeM Newsletter.
     
    I would like to inform you that ICeM Newsletter No.49 (March 2018) becomes available at
     
     
    * Everybody interested in multiphase flow can join to ICeM mailing list.
    If your colleagues have an interest in ICeM, please inform the following registration site to them.
     
     
    ICeM is a free information center supported by the Japanese Society for Multiphase Flow.
    We welcome your submission of a report and information on international meetings for the next ICeM newsletter which will be published in September, 2018.
     
    We would appreciate your continued support.
     
    Sincerely yours,
     
    Shigeo Hosokawa
    On behalf of ICeM Editorial board
     
    --------------------------------------------------------------
    Shigeo Hosokawa, Dr. Eng.
    Graduate School of Engineering
    Kobe University
    1-1 Rokkodai, Nada, Kobe 657-8501
    Graduate School of Sci.&Tech. Bldg. 1
    Tel&Fax: +81-78-803-6132
     
     
    Release CNPq- CNPq divulga chamadas de Iniciação Científica
    Fonte: CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
     
    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e CNPq) Tecnológico (divulga, nesta sexta-feira (23/02), o lançamento da edição 2018-2020 das Chamadas Públicas dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBITI, PIBIC-Af e PIBIC-EM). A disponibilização das cotas ocorrerá em dois ciclos de 12 meses. O primeiro ciclo inicia em 01/08/2018 e o segundo ciclo será iniciado em 01/08/2019. 
     As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas e Centros de Pesquisa (CPs) que tenham política de pesquisa científica institucionalizada podem submeter suas propostas até 10/04/2018. A divulgação dos resultados estará disponível na página do CNPq na internet a partir de junho de 2018. 
     O formulário eletrônico para inscrição nas Chamadas de ICT estará disponível na Plataforma Carlos Chagas e deverá ser submetido somente pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC), indicado pelo Titular (Gestor Institucional, dirigente máximo da instituição) no Diretório de Instituições (DI) do CNPq. 
    Cabe a esse representante, antes de submeter a proposta, atualizar o currículo na base Lattes, atualizar os dados da instituição no DI e preparar o Relatório Institucional da edição 2016-2018.
    Os RICs deverão, ainda, anexar Formulário na proposta segundo o modelo disponibilizado para cada modalidade, com consta no item 6.10 das Chamadas. Esses formulários podem ser acessados a seguir: Formulário PIBIC, Formulário PIBITI, Formulário PIBIC-Af e Formulário PIBIC-EM. A falta do formulário institucional, devidamente preenchido, implicará no cancelamento da participação da instituição no Programa.
    O Programa
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) concede bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação que queiram participar de um projeto de pesquisa, assim como estudantes de ensino médio, e tem como objetivo contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, e possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
    O PIBIC  foi o primeiro programa institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.
    O PIBITI é um programa institucional voltado para a Iniciação Tecnológica e de Inovação de estudantes de graduação. O Programa concede bolsas de Iniciação Científica às instituições que desenvolvem pesquisa em tecnologia e inovação por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.
    O PIBIC-Af é o programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, resultado de uma parceria entre CNPq e SEPPIR. O Programa concede bolsas de IC diretamente para as Instituições Públicas, participantes do PIBIC e que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior. Somente poderão ser indicados os estudantes que sejam beneficiários de ações afirmativas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.
    O PIBIC-EM é o programa institucional de Iniciação Científica voltado para estudantes do Ensino Médio. As bolsas de IC-Jr são concedidas diretamente às Instituições.  Somente poderão ser beneficiários os estudantes que estiverem cursando o Ensino Público.
    Coordenação de Comunicação Social do CNPq
     
     
     
    On Complexity in Energy Production and Harvesting: Modeling, Dynamical Analysis, and Control in Engineering, Technology, and Science.
    Fonte: Prof. Jose Manoel Balthazar (UTFPR)
     
    Call for Papers
    The proposed aim of this special issue is to gather specialists of different areas working on the problems related to the current state-of-the-art research in the fields of energy production and energy harvesting for complex systems, including both linear and nonlinear systems, and systems in fractional orders. New phenomena in dynamics and control as well as new approaches to older ones are expected to be discovered in the theoretical, numeric, and experimental investigations of fields of energy production and energy harvesting for complex systems.
    In this special issue theme, original research articles are welcomed, which should include in-depth research discussions clearly identifying the current progress and challenges in the respective field, addressing a variety of topics from application to analysis, all with the goal of developing efficient energy production and/or energy harvesting system for renewable energy. Review articles summarizing the current state of understanding of a particular topic in the complexity fields are also welcomed.
    Potential topics include but are not limited to the following:
    Chaos synchronization and antisynchronization applied in optimal energy production and/or energy harvesting
    Nonlinear control applied in energy production and/or energy harvesting
    Fractional order modeling of physical, chemical, or biological systems applied in energy production and/or energy harvesting
    Applications of fractional order control systems applied in energy production and/or energy harvesting
    Modeling, analysis, and control of vibration energy harvesters
    Bioinspired energy generation, conversion, and storage
    Chemical process applied in energy generation, conversion, and storage
    Optimization techniques for efficient conversion, storage, and energy production and/or energy harvesting
    Micro/nanoelectromechanical complex systems for energy production and harvesting
    Application and implementation issues in energy production and harvesting for complex systems
    Hydrogen as energy carrier: modeling and design optimization of complex systems
    Hydrocarbon reforming
    Energy and fuel production from renewable energy sources
    System integration: solutions for energy and resources management
    Authors can submit their manuscripts through the Manuscript Tracking System at https://mts.hindawi.com/submit/journals/complexity/ceph/.
    Submission Deadline Friday, 14 September 2018
    Publication Date February 2019
    Papers are published upon acceptance, regardless of the Special Issue publication date.
    Lead Guest Editor
    Ângelo M. Tusset, Federal University of Technology-Paraná, Curitiba, Brazil
    Guest Editors
    José M. Balthazar, Aeronautics Technological Institute (ITA), São José dos Campos, Brazil
    Grzegorz Litak, Lublin University of Technology, Lublin, Poland
    Giane G. Lenzi, Federal University of Technology-Paraná, Curitiba, Brazil
    Stefania Specchia, Politecnico di Torino (POLITO), Torino, Italy
     
     
     
    Celebration of the life and achievements of Professor Brian Spalding FRS, FREng
    Date: 20th April,2018
    Fonte: Prof. Marcelo Souza Castro  (Unicamp)
     
    Dear ERCOFTAC Members, 
     
    Please find below information about the Celebration of life and achievements of Prof Brian Spalding. All details are included in the enclosed leaflet. 
     
    Celebration of the life and achievements of Professor Brian Spalding FRS, FREng
     
    Venue:  Room 300, CAGB, Imperial College London, Exhibition Road, SW7 2AZ
     
    Date: 20th April 2018
     
    Thank you very much and kind regards, 
     
    Magdalena Jakubczak
    Administration Manager 
    ERCOFTAC 
    Central Administration and Development Office (CADO)
    PO Box 53877
    London, SE27 7BR
    United Kingdom 
    Skype: Ercoftaccado
    Tel: +442036028984
     
    More information: Clique Aqui